FIEMA realiza palestra sobre reforma trabalhista em Imperatriz


A reforma trabalhista, com as mudanças na legislação, esteve em pauta na palestra "Reforma Trabalhista e os Impactos nos Contratos de Trabalho", promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), com o objetivo de esclarecer as mudanças de maneira prática. A ação reuniu mais de 100 empresários e gestores de Recursos Humanos, na quinta-feira (21), em Imperatriz.

Na palestra, conduzida pela advogada e consultora da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Lirian Cavalhero, foram tratadas as principais mudanças na lei trabalhista e como gerir, na prática, as que mais interferem nas rotinas das empresas. "Nós viemos de mais de 60 anos de uma forma de operar, e ao longo desse tempo, tivemos mudança em mais de 80% da legislação, principalmente com o avanço tecnológico que fomentou novas formas de trabalho, com horários e rotinas flexíveis. Então, não dá mais para não estar inteirado".

Segundo ela, o avanço na modernização das leis do trabalho se tornou mais urgente, porque é premissa básica para melhorar o ambiente de negócios e da competitividade da economia brasileira. "É crucial que os empresários se inteirem do assunto, não só por meio de seus advogados, contadores, mas através de palestras como essa, haja vista que aproveitem bem para evoluir na forma de trabalho e aumento da produtividade de suas empresas, que no Brasil é muito baixa", destaca a magistrada.

A palestra contou com a presença de representantes da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), da presidente da OAB-MA, Márcia Cavalcante, presidentes de sindicatos patronais, diretores da Federação e do 1° vice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar.

"É bom ressaltar que a indústria do Maranhão emprega quase 100 mil pessoas e paga, atualmente, a melhor remuneração média aos trabalhadores dos diversos setores. A reforma trabalhista veio no momento importante por permitir a modernização das relações do trabalho no país. Uma medida acertada que assegurou os direitos dos trabalhadores e que garantiu às empresas maior segurança e maior tranquilidade no trato dessa importante questão", finalizou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, também presente à palestra.

Alexandre Ferreira, gestor de RH da Mayti, destaca que a iniciativa foi importante, pois oportuniza aos participantes o diálogo com especialista para tirar dúvidas sobre o assunto. "Essa ação é de grande valia para que possamos tirar dúvidas, entender a importância dessa mudança de grande relevância para as empresas e trabalhadores do nosso país".

Para o empresário, Eduardo Moreira, a oportunidade veio em um bom momento. "O empresário não tem que ficar alheio a esse cenário e, nesse momento, não deve transferir essa responsabilidade somente aos seus colaboradores. Numa palestra esclarecedora como essa, podemos visualizar onde podemos encontrar chances de crescer e melhorar a produtividade".


Comentários