Quando um cliente vai se mudar para uma residência nova que nunca
teve energia elétrica, é necessário que ele solicite o serviço de Ligação Nova
de energia. Mas, antes dessa solicitação, ele precisa providenciar o Padrão de
Entrada, que é o conjunto de equipamentos que irá receber o medidor e a
instalação da energia.
Pensando
em esclarecer esse processo, a Equatorial Energia Maranhão realizou este mês,
na sede da companhia, a 4º edição do Workshop “Ligação Nova – Uma visão
Sistêmica”. O curso, que acontece anualmente, contou com a exposição da
Analista de Distribuição da Companhia, Eduarda Gomes, acerca das normas e
procedimentos necessários para que o padrão de entrada de energia esteja apto a
receber o serviço de Ligação Nova e, teve como objetivo apresentar de forma
clara os obstáculos que surgem no processo de Ligação Nova desde a aquisição de
material até a execução da ligação. Participaram do workshop colaboradores de
diversas áreas da Equatorial Maranhão, além de lojistas do setor elétrico,
eletricistas da comunidade e representantes de escolas profissionalizantes.
Para
Eduarda Gomes, o evento foi uma estratégia para orientar as frentes de trabalho
que atuam no fluxo de ligação nova “Observa-se que 62% do volume das demandas
de ligação nova recusadas e não atendidas pela Companhia são referentes à
pendência no padrão de entrada. Neste caso, é preciso desenvolver as diferentes
frentes de trabalho, além de oferecer o financiamento do padrão. O ideal é que
o cliente solicite a Ligação Nova, monte o padrão corretamente e a equipe vá ao
local e efetue a ligação já na primeira visita, antecipando o prazo
regulatório” informa Eduarda.
Durante
o workshop destacou-se a importância de estar atento, enquanto consumidor, a
todo o processo de requisição deste serviço. Ao realizar solicitação de
fornecimento de energia elétrica para uma conta contrato que está sendo
conectada à rede de distribuição pela primeira vez, o cliente deve conhecer os
documentos e as condições de instalação necessários para que o atendimento seja
realizado. Por questão de segurança, quando a equipe da Equatorial vai realizar
esse serviço e percebe que esse Padrão de Entrada não está montado
corretamente, o serviço não pode ser executado e o cliente precisa providenciar
os ajustes com um eletricista particular. Como alternativa, a Equatorial
Maranhão oferece o financiamento deste padrão, onde a Companhia pode instalar
esse conjunto de equipamentos para o cliente e parcelar em até 24 vezes na
conta de energia.
Como
solicitar a Ligação Nova
A solicitação pode ser feita pelo site www.equatorialenergia.com.br ou
em uma das agências de atendimento presencial.
Documentos
necessários
Em caso de atendimento presencial, o consumidor deve estar munido
dos documentos para cada perfil. Para pessoa física: documento com foto e CPF
do solicitante, número do cartão social (NIS/BPC/RANI), se houver e, foto do
padrão de energia instalado. Para pessoa jurídica: contrato ou estatuto social,
cartão CNPJ, foto do padrão de energia instalado e documento com foto e CPF do
sócio solicitante. Os documentos ainda podem variar se a solicitação for
realizada por um representante desses perfis.
Condições
de atendimento
Para que o colaborador Equatorial possa realizar a ligação da
energia, o cliente precisa estar com o padrão de entrada instalado
corretamente. O medidor deve estar instalado em lugares que não haja
impedimento de acesso para o leiturista. As etapas e detalhes de instalação de
padrão estão disponíveis para consulta no site da Companhia.
Como
adquirir o padrão
O cliente pode adquirir seu padrão por conta própria, visitando
uma loja de materiais elétricos. Ou através de uma das agências aderindo ao
financiamento, do produto e instalação, que é oferecido pela Equatorial. Neste
caso o valor total pode ser parcelado na conta de luz em até 24 vezes.
Prazos
Depois de solicitado o serviço
de Ligação Nova, segundo regulação da ANEEL, a Equatorial dispõe de três dias
úteis para fazer vistoria e dois dias úteis para realizar a ligação, em áreas
urbanas. Em áreas rurais, o prazo é de cinco dias úteis para vistoria e mais
cinco para a ligação.
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