O Pix é uma ferramenta de pagamento instantâneo brasileiro criado pelo Banco Central (BC) em que as transferências entre contas podem ser realizadas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Em funcionamento desde o início de novembro, o sistema pode ser acessado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-pago. De acordo com o Banco Central, o Pix tem o potencial de aumentar a velocidade de pagamentos e transferências de recursos, fomentar a capacidade e a eficiência do mercado, além de aprimorar a experiência dos clientes.
Para a gerente do Banco do Nordeste e vice-presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (CME/ACII), Gleyciellen Fonseca, o Pix veio para facilitar a democratização do acesso às tecnologias da informação, se tornando um aliado do pequeno empreendedor. “Ele foi criado com a finalidade de promover a inclusão digital, dando uma maior celeridade e redução de custos nas transações de pagamentos e transferências bancárias, portanto, representa um grande avanço tecnológico que certamente facilitará a organização financeira das micro e pequenas empresas”.
Segundo Gleyciellen, o sistema ajuda o pequeno empreendedor, pois permite a realização de transações 24 horas por dia, todos os dias da semana, utilizando-se de meios digitais com custo zero. “Significa, assim, uma oportunidade de inclusão e expansão da bancarização desses clientes, contribuindo para o controle de suas finanças e para a realização de transações de forma mais ágil e segura”, afirma a vice-presidente do CME/ACII.
Para ela, é de suma importância que todas as empresas utilizem do Pix para redução dos custos e explica também como o empresário pode aderir à ferramenta. “Para utilizar o PIX é necessário realizar a adesão prévia, cadastrando sua chave PIX, uma para cada instituição financeira, o que permitirá o uso da ferramenta. Visando reduzir custos e realizar transações de forma digital, é fundamental que a adesão ao PIX ocorra”, conclui.
Comentários
Enviar um comentário