Cuidado e atenção no trânsito: acidentes com quebra de postes da rede elétrica causam transtornos no Maranhão
As ocorrências de acidentes com quebra de postes da rede de energia elétrica, têm se tornado notícia comum nos últimos dias em Imperatriz e região. Situações como essas afetam não só o condutor e ocupantes do veículo, como também as unidades consumidoras próximas ao local do incidente, que têm o fornecimento de energia interrompido, além das complicações para motoristas que precisam trafegar e o trânsito acaba ficando complicado na localidade do acidente.
Registros da Equatorial Maranhão mostram que, em 2019 foram registradas mais de 2.242 ocorrências de acidentes com quebra de postes no Maranhão. Durante o ano de 2020, o registro foi de 1.525 em todo o Maranhão. Na região sul do estado, foram 575 ocorrências em 2019, já em 2020 foram 289. O ano de 2021 começou com 40 ocorrências no Maranhão, sendo 07 em Imperatriz. Vale ressaltar que esses dados são referentes aos acidentes que envolvem apenas os postes da rede de distribuição de energia elétrica. Sobre postes de iluminação pública é necessário consultar dados da Prefeitura.
De acordo com os órgãos de trânsito, estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada ou finais de semana e são provocados por excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falhas mecânicas por falta de manutenção dos veículos. Outra causa frequente é a falta de atenção dos motoristas, como por exemplo, o uso do celular ao volante. Os municípios com o maior número de acidentes na região sul do estado são: Açailândia, Governador Edison Lobão, Amarante do Maranhão, Balsas, Imperatriz, Estreito, Fortaleza dos Nogueiras, Carolina, Sítio Novo e Grajaú.
“Os transtornos causados por esse tipo de acidente são grandes, principalmente o desconforto pela falta da energia elétrica, sobretudo em áreas onde tem imóveis que prestam serviços essenciais, como postos de saúde, delegacias, clínicas, lotéricas e para as pessoas que moram na área desse acidente. Além disso, o dinheiro/recurso utilizado para repor o poste e os componentes danificados, poderia ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para as cidades maranhenses, ” destaca Stephanie Machado, Executiva de Operações da Equatorial Maranhão.
Para que o número de acidentes pare de crescer, o esforço de prevenção deve partir principalmente dos condutores de veículos. Respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcoólica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral. Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Equatorial Maranhão instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes - atualmente essas defensas são feitas com manilhas cheias de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro e preservando assim a vida do motorista e dos passageiros.
Confira o ranking dos 10 municípios maranhenses com o maior número de acidentes com quebra de postes de janeiro a maio deste ano. Açailândia ficou entre os maiores registros:
O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?
Em caso de ocorrências dessa natureza, a Equatorial Maranhão ressalta que a população entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência, e que ligue também para o SAMU (192). A orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Nos casos em que a estrutura do poste caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia com segurança para todos.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Comentários
Enviar um comentário