Atualmente as compras oferecem uma variedade de opções, já que as ferramentas digitais se desenvolveram bastante durante a pandemia. Um dado da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços exemplifica bem isso, mostrando que as compras online feitas através do cartão de crédito, débito ou pré-pago chegaram a R$ 135,1 bilhões no segundo semestre, representando 46,5% de crescimento em relação ao ano passado.
Os estilos de consumidores alternam entre os mais clássicos, que optam pelo modelo de compra presencial, e as pessoas que curtem resolver tudo pelo celular ou computador e preferem fazer compras dando apenas alguns cliques.
Mas afinal, o que pode fazer a diferença e atender melhor o perfil de cada consumidor?
Compra Presencial
Dois pontos são cruciais para quem opta por ir até a loja. O contato tanto com o vendedor, quanto com o produto pode deixar o consumidor mais seguro na hora de fazer suas escolhas, traçar o comparativo e tirar suas dúvidas no atendimento.
Hudton Bandeira, gerente de marketing do Grupo Mateus, comenta que as compras presenciais devem proporcionar experiências prazerosas. “O espaço deve ser um local de convivência e não apenas de consumo. Em um mundo de experiências atraímos os públicos de todas as idades e perfis diferentes”,explica.
O gerente de marketing ainda completa pontuando que apesar de algumas mudanças, o estilo de compra tradicional ainda é o mais representativo nas vendas do varejo. “Existe uma grande mudança, mas o consumo físico sempre estará consolidado, pois proporciona experiências únicas de compra sentindo, olhando e cheirando o produto”.
Outros detalhes como a praticidade de levar o produto instantaneamente e realizar a troca de forma rápida, caso algo inesperado aconteça, são importantes para esse perfil de consumidor.
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