Capacitação gratuita: segunda turma da Escola de Eletricistas inicia as aulas em São Luís

 Iniciativa promovida pela Equatorial Maranhão, em parceria com o SENAI, formará mais 25 eletricistas para o mercado de trabalho


Nesta segunda-feira (22), ocorreu na unidade SENAI Monte Castelo, a aula inaugural da segunda turma da Escola de Eletricistas, projeto de capacitação gratuita promovido pela Equatorial Energia que tem por objetivo a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica.

A Escola de Eletricistas é uma iniciativa da Equatorial, e faz parte do Programa E+ Profissional da Distribuidora, que visa preparar pessoas para o mercado de trabalho, promovendo qualificação profissional. Para tal finalidade, o curso conta com um conteúdo técnico elaborado por profissionais especialistas no setor de distribuição de energia elétrica.

Nesta segunda edição, o curso ofereceu preferencialmente, 35% das vagas para mulheres, com o intuito de incentivar a representatividade feminina e a igualdade de gênero nas operações do setor elétrico. Das 25 pessoas selecionadas, 40% são mulheres.

Durante a aula inaugural, Yapurya Yhorea, aluna da segunda turma, destacou a felicidade de ser aprovada em um curso gratuito que vai prepará-la para o mercado de trabalho. “Fui contemplada com a oportunidade através dessa iniciativa da Equatorial, e saber que sou uma das mulheres aprovadas no curso me motiva ainda mais.  Espero muito aprender e utilizar com sabedoria o conhecimento que será aplicado no curso’’, enfatizou Yapurya.

Yasmin Oliveira, engenheira da Equatorial, destacou a ação da distribuidora em possibilitar essa capacitação. “Essa é uma iniciativa que fornece qualificação profissional gratuita de qualidade para o Maranhão, que visa gerar emprego e renda por meio dessa formação. Hoje estamos dando início a segunda turma no estado, onde 25 alunos foram selecionados e começam as aulas que darão rumo a sua carreira profissional no setor elétrico. Com esta segunda turma estaremos gerando mais oportunidades, principalmente para as mulheres’’, comentou Yasmin.

Sobre o curso    

No ano de 2022, por meio da Escola de Eletricistas, serão formados 50 novos profissionais eletricistas no Maranhão. A primeira turma foi iniciada também com 25 alunos, no mês de maio, e a conclusão será em setembro. Todos os alunos recebem ajuda de custo durante todo o período da capacitação, e a carga horária é de 40h semanais, totalizando 480h do curso profissionalizante. Além disso, o programa também contempla 112h de curso comportamental, que tem o intuito de apoiar as pessoas no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e de estruturação do Projeto de Vida por meio da carreira na área de energia elétrica. No cotidiano, os profissionais eletricistas precisam se deslocar para atendimento das solicitações de serviços, para isso, a Escola de Eletricistas também terá aulas de direção defensiva e condução de veículos com tração 4x4. Desta forma, amplia as oportunidades de empregabilidade.

Essa iniciativa da Equatorial está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária e que visa promover a Educação de Qualidade, até 2030.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 

 

 


Comentários