Suporte psicológico e plantões de acolhimento são estratégias para evitar adoecimentos e melhorar o clima organizacional
A preocupação das grandes empresas com ações de saúde e bem-estar emocional dos seus colaboradores aumentou 33% nos últimos cinco anos. O dado é de uma pesquisa da consultoria Willis Towers Watson e é consequência direta dos impactos emocionais relacionados à pandemia da Covid-19: o percentual de pessoas diagnosticadas com depressão no país aumentou mais de 40% desde 2019 e, atualmente, 5,8% dos brasileiros (ou 12 milhões de pessoas) convivem com a doença, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Como estratégia para melhorar a qualidade de saúde entre seus colaboradores, o Grupo Mateus criou em 2020 um Núcleo de Saúde Emocional. “Observamos que alguns colaboradores estavam solicitando atendimento psicológico. Foi então que surgiu a ideia de oferecer esse serviço para os funcionários, já que a empresa possuía psicólogos disponíveis”, destaca Roseane Ferreira, gerente de saúde ocupacional do Grupo Mateus.
A iniciativa se expandiu ao longo do ano seguinte e a atuação do núcleo passou a ser baseada em três pilares: a Psicoterapia Breve, com sessões de terapia e acolhimento pontual de colaboradores passando por questões emocionais; a intervenção emergencial, quando se detectam processos de adoecimento emocional; e a psicoeducação, voltada para a formação emocional de lideranças - esta última, em parceria com a UniMateus, braço de qualificação profissional interna do Grupo Mateus.
O núcleo realiza atendimento psicológico presencial e virtual, além de plantões psicológicos nas empresas e workshops de saúde emocional em grupo, para líderes, conforme explica Roseane. “A gente faz essa roda de conversa com os psicólogos e aborda assuntos voltados para a emoção, para identificar quem precisa de ajuda e conscientizar também porque muitos deles, às vezes, não sabem identificar essas emoções que estão passando e a saúde emocional é voltada para líderes”, enumera.
Atendimento à disposição dos funcionários
Os murais internos das lojas são uma das formas de comunicação do núcleo com os colaboradores. Para solicitar o atendimento psicológico, eles podem acessar um QR Code disponível nesses espaços, o que facilita e democratiza o acesso ao serviço.
“A partir de então, o colaborador é direcionado para um formulário, onde faz o cadastro inicial e responde algumas perguntas técnicas para identificar a urgência desse atendimento”, explica.
A gerente de saúde ocupacional do Grupo Mateus destaca a grande procura pelos atendimentos. Desde a implantação, segundo ela, a busca pelo atendimento aumentou em mais de 100%. Com acolhimento e suporte emocional disponíveis, o resultado têm sido menos adoecimentos e afastamentos relacionados a questões psicológicas.
“Com esse serviço, damos qualidade de vida em relação à saúde emocional do colaborador e também evitamos afastamentos. Sabemos que a depressão é uma doença grave que assola grande parte da população mundial e o nosso dever é evitar que as estatísticas aumentem”, finaliza.
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