Agosto com oficinas, exposições e sarau literário no Centro Cultural Tatajuba

Mês de agosto traz novidades para a comunidade, como aulas de culinária e nova turma de dança. Estão programadas ainda atividades em comemoração ao Dia do Capoeirista e dos Povos Indígenas.

Passado o período de férias, hora de retomar as Oficinas de Dança do Centro Cultural Tatajuba, a partir do dia 2 de agosto: Balé Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Rua, Reggae e Forró. Além das turmas já existentes, uma nova turma de Dança Contemporânea para iniciantes, a partir de 12 anos, está sendo aberta este mês. As aulas, que começam no dia 7 de agosto, serão realizadas às segundas-feiras, de 15h30 às 17h, até 18 de dezembro. Todas as atividades são gratuitas e contam com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Suzano, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Em comemoração ao Dia do Capoeirista, 3 de agosto, o Centro Cultural Tatajuba oferece a Oficina de Capoeira Angola e Regional, destinada a crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos. As aulas acontecerão de 21 de agosto a 8 de novembro, com duas turmas, sempre às segundas e quartas-feiras: manhã (das 10h30 às 11h30) e tarde (das 17h às 18h). As inscrições poderão ser feitas dos dias 3 a 15 de agosto, no próprio Tatajuba (Av. Getúlio Vargas, nº 1665 – Centro de Imperatriz).

Já para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, dia 9 de agosto, o Centro Cultural Tatajuba convidou a professora Bianca Guajajara para uma oficina prática sobre técnicas para fazer arte com miçangas aplicando em peças de artesanato e acessórios, a exemplo de brincos e pulseiras. As inscrições estão abertas no Tatajuba até dia 2 de agosto para pessoas a partir de 14 anos. As aulas acontecerão de 7 a 10 de agosto.

Na programação do mês, a Oficina de Culinária - Preparos com Mandioca poderá ser feita por quem tem mais de 18 anos. As inscrições estarão disponíveis de 4 a 14 de agosto. As aulas serão em único dia, 23 de agosto, das 14h às 18h, com o professor Kiko Lacerda. A proposta é apresentar a versatilidade da mandioca, com o preparo de pratos doces e salgados, utilizando o ingrediente como protagonista das receitas. 

Também em agosto será realizada a Oficina de Artesanato em Couro em Ribeirãozinho, durante a Feira do Couro, no município de Governador Edison Lobão. As aulas ocorrerão de 18 a 20 de agosto, no ginásio poliesportivo onde estará ocorrendo a feira (Rua Imperatriz ll, 800, Centro). As inscrições serão feitas e 1º a 14 de agosto, presencialmente, na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), localizada na Rua Imperatriz II, 829, Centro, em Governador Edison Lobão. Nesta oficina, os participantes aprenderão a trabalhar com o couro, com o objetivo de produzirem peças de artesanato como porta-chaves, carteira de moedas e bolsas.

Visitas guiadas e lúdicas

Todas as quartas-feiras do mês de agosto contarão com visitas guiadas no Centro Cultural Tatajuba e suas exposições (Lágrimas Verdes - o Legado e Mostra AfroArtes) voltadas ao público adolescente e adulto, a exemplo de alunos de escolas, ONGs e demais instituições. Já às sextas-feiras (dias 4, 11 e 18), serão realizadas as visitas lúdicas ao local, destinadas ao público infantil (até 12 anos de idade).

Sarau Literário

No começo do mês, no dia 4, ocorrerá o Sarau Literário com a mostra do trabalho desenvolvido pelos alunos da Oficina de Literatura e apresentações de artistas convidados, a partir das 19h.

A entrada sugerida é a doação de um livro para a Feirinha do Livro Lido, que acontecerá no evento.

Ainda como parte da programação do mês, será realizada oficina de palhaçaria ao público infanto-juvenil (12 a 16 anos), que apresentará o universo dos palhaços, por meio de jogos e atividades que estimulam a criatividade e desenvolvem a expressividade corporal em encontros divertidos, lúdicos e cômicos. As inscrições poderão ser feitas de 7 a 19 de agosto, no local. As aulas ocorrerão de 16 de agosto a 11 de novembro, aos sábados, das 9h às 11h e serão ministradas por Jô Santos, que é recreadora, bonequeira, artesã e pesquisadora de movimentos culturais.

“O mês de agosto no Centro Cultural Tatajuba vem cheio de novidades, já anunciando que teremos um segundo semestre bem movimentado. Estamos felizes em poder ampliar a variedade de oficinas e eventos culturais. Além de uma cozinha-escola dedicada às aulas de culinária, teremos programações musicais e saraus, visando incentivar os artistas locais a mostrarem seus trabalhos”, afirmou Alice Máximo, coordenadora de projetos do Centro Cultural Tatajuba.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz e região. Oferece uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. 

Para ficar sabendo das novas oficinas e programação do Tatajuba, basta acompanhar o Instagram ou Facebook @centroculturaltatajuba.

Confira a programação completa do mês de agosto no Centro Cultural Tatajuba:

02/08 - Reinício das Oficinas de Dança do Centro Cultural Tatajuba

02, 09, 16, 23 e 30/08 - Visitas Guiadas às exposições de artes plásticas 

03/08 - Inscrições para Oficina de Capoeira - Dia do Capoeirista

04/08 - Sarau resultado da Oficina de Literatura - Lília Diniz

04, 11 e 18 - Visitas Lúdicas ao Tatajuba

07 a 10/08 - Oficina de Arte Indígena com Miçangas - Homenagem ao dia Internacional dos Povos Indígenas. 

14 a 28/08 -  Inscrições para Oficinas de Setembro: Culinária, Literatura e Pintura à Óleo e Macramê

18 a 20/08 -  Tatajuba itinerante - Oficina de Artesanato em Couro em Ribeirãozinho
21/08 - Início da Oficina de Capoeira 

23/08 - Oficina de Culinária - Preparos com Mandioca

25/08 - Tatajuba Itinerante - Oficina de Artes Cênicas com Jô Santos

26/08 - Início da Oficina de Palhaçaria e Artes Circenses com Jô Santos 

Comentários