Equatorial Maranhão realiza aula inaugural da segunda turma do projeto Escola de Eletricistas em Imperatriz
Na manhã desta segunda-feira (18), a Equatorial Maranhão realizou a aula inaugural aos alunos da segunda turma da Escola de Eletricistas de Imperatriz. O curso profissionalizante é uma capacitação gratuita proporcionada pela Equatorial e ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), tendo como objetivo contribuir com a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica, oferecendo educação, preparando para o mercado de trabalho e promovendo qualificação profissional. O curso será totalmente custeado pela Equatorial e os alunos receberão ajuda de custo para auxiliá-los durante a formação.
A aula inaugural aconteceu no auditório da distribuidora e contou com a presença da Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, demais colaboradores da distribuidora, além de representantes do grupo SENAI/FIEMA e da Secretaria Municipal de Governo e Projetos Estratégicos (SEGOV). Durante a solenidade, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o Grupo Equatorial e sobre a capacitação gratuita, além de receberem as orientações necessárias e o kit de boas-vindas.
Na ocasião, a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, saudou a turma e ressaltou o compromisso da Distribuidora com a responsabilidade social, reforçando a importância da inclusão das mulheres no mercado de trabalho. ‘’O nosso sentimento é de gratidão e felicidade de estarmos contribuindo para a transformação da sociedade, pois isso está intrínseco na missão da Equatorial, e o que nos deixa muito feliz também é ver mulheres inscritas no curso, pois muitas pessoas vêem a profissão de eletricista como algo masculino e isso acaba sendo um desafio. A Equatorial vem trabalhando muito forte na questão da diversidade e inclusão, pois sabemos o quanto as mulheres se destacam no mercado de trabalho’’, afirma.
Para o Gerente do Senai de Imperatriz, Juares Sanches, a parceria com o programa Escola de Eletricistas é importante porque oportuniza a população adentrar no mercado de trabalho e transforma a vida de muitas pessoas. ‘’Essa parceria com a Equatorial é muito importante para o Senai porque a gente forma os alunos de forma alinhada com o perfil de profissionais que a Distribuidora precisa, então isso é uma vantagem. A Equatorial também oferece uma base tecnológica necessária para a qualificação de profissionais e a iniciativa é uma via de mão dupla que contribui muito para a capacitação de profissionais com qualificação necessária para entrar no mercado’’, destaca.
O aluno e futuro eletricista, Niverson Emauel, é natural da cidade de Caxias, e conta que mudou para Imperatriz para realizar o curso. ‘’Como estou fora do mercado de trabalho, eu vi no curso uma oportunidade para voltar a trabalhar e melhorar de vida. O meu objetivo pessoal é entrar para o Grupo Equatorial e eu abdiquei de muita coisa em Caxias para vir para a segunda maior cidade do Estado, pois eu vejo o curso como uma oportunidade ímpar de crescimento. Estou aqui para aprender, com o objetivo de crescer pessoalmente e profissionalmente’’, ressalta.
Investimentos
A Equatorial Maranhão investiu mais de R$270 mil na construção de redes elétricas didáticas, feitas especialmente para curso profissionalizante no Senai. As redes são compostas por quatro circuitos e por todos os tipos de padrões que a distribuidora utiliza na parte de construção, desde redes compactas à redes convencionais. A rede foi construída em dois formatos, contendo uma parte mais baixa que permite que o eletricista na fase inicial não precise subir escadas ou se elevar do chão para realizar as atividades, até que ele ganhe habilidade e confiança. Já a parte elevada na altura padrão é composta por baixa tensão e média tensão, com medidores, caixa padrão, reguladores, bancos capacitores e rede space, um tipo de construção moderna.
Sobre a Escola de Eletricistas
A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo, regulado pela ANEEL, com objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho no setor elétrico. O projeto teve início no ano passado em cinco estados de concessão do Grupo Equatorial e somando as turmas do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas e Amapá, através da iniciativa foram certificados quase 400 novos eletricistas aptos para o mercado.
As inscrições para a segunda turma aconteceram no mês de julho e contou com 200 vagas para a seleção final de 25 vagas. Vale ressaltar que as aulas da primeira turma começaram em julho e, até o final deste ano, o mercado de trabalho de Imperatriz contará com novos profissionais capacitados. Em 2022 foram concluídas duas turmas em São Luís, que formaram 47 novos eletricistas e 50% deles conseguiram emprego logo após a conclusão do curso. Este ano o projeto está com duas turmas em São Luís e duas em Imperatriz, totalizando 4 turmas a serem concluídas em 2023.
Comentários
Enviar um comentário