Equatorial Maranhão participa de lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Saberes Tenetehar em Amarante
A distribuidora é patrocinadora da Iniciativa, que é o primeiro passo para implementação de uma universidade indígena no Maranhão
A Equatorial Maranhão participou nesta quarta-feira (11), do lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Saberes Tenetehar, no município de Amarante. O Centro de Saberes, localizado no Território Araribóia, é um projeto do Instituto Tukàn, organização não governamental que busca autonomia por meio da educação dos povos tradicionais indígenas. No momento foi inaugurada uma sala e um refeitório que irão abrigar cursos de capacitação, formação e fortalecimento da cultura dos povos indígenas. A construção desses espaços iniciais, que recebeu o patrocínio da distribuidora por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, será o primeiro passo para a instituição tornar-se a primeira universidade dentro de um território indígena.
A solenidade de lançamento contou com a presença do Governador do Estado, Carlos Brandão, da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, do Idealizador do Instituto Tukàn, Sílvio Guajajara, da Diretora Executiva do Instituto, Fabiana Guajajara, do Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, demais representantes da Equatorial Maranhão, autoridades municipais e estaduais, além da comunidade indígena de diversas etnias e aldeias.
O presidente do Instituto Tukàn, Sílvio Guajajara, junto da Diretora Executiva Fabiana Guajajara, abriram a solenidade com um vídeo institucional, que apresentava o projeto da futura Universidade. "É um momento histórico para os povos indígenas, não só do Estado, mas de todo o Brasil, pensando em uma universidade indígena, plantada em uma terra indígena! Aqui começa uma grande retomada da educação. É o fortalecimento da nossa cultura, língua e identidade!", disse o presidente do Instituto.
Na ocasião, o Governador do Estado, Carlos Brandão, agradeceu a todos os parceiros do projeto e definiu o lançamento da Pedra Fundamental como um passo histórico para o Maranhão, pois mostra a força e a representatividade dos povos indígenas. "Estamos dando exemplo não somente para o nosso Estado, mas para o Brasil e para o mundo, mostrando que é possível ter uma universidade dentro de uma aldeia indígena. É uma semente que plantamos e estamos muito felizes por realizar esse sonho. Gostaria de agradecer também aos nossos parceiros, não fizemos isso sozinhos, a Fribal e a Equatorial Energia, que trouxe até o presidente da empresa, demonstrando claramente que esse é um projeto importante para o Brasil e para aquela que é uma das maiores empresas do país", afirmou Brandão.
A Equatorial Energia acredita que a cultura é primordial para a identidade do seu povo, por isso, investe em projetos que valoriza e incentiva a identidade cultural do maranhense, promovendo inclusão e transformação social. Desde 2012, a distribuidora patrocina projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura no Maranhão e promove investimentos próprios em instituições de notória participação no desenvolvimento social do Estado.
Presente na solenidade, o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, reforçou o compromisso da Equatorial em apoiar, através da Lei de Incentivo, as manifestações sociais e culturais. Bastante agradecido, o presidente enfatizou que a parceria é motivo de orgulho para a distribuidora. "Estou profundamente emocionado e feliz de estar presente aqui no interior do Maranhão, em um território belíssimo, onde ouvi expressões como despertar, despertar de um novo mundo, de uma semente pequena que vai gerar uma árvore esplêndida. A Equatorial Energia tem a honra de participar desse projeto, entendemos que a parceria entre as empresas privadas e as empresas públicas é importante, é uma equação perfeita para fazer esse projeto virar realidade. Podem contar com a Equatorial Maranhão através da Lei de incentivo a Cultura! Esse centro vai trazer conhecimento, é uma ilha de saber, saio daqui bastante fortalecido", finalizou.
Arte e Cultura
Durante o lançamento da Pedra Fundamental para a ampliação do Centro de Saberes Tenetehar, o público apreciou a exposição "Ritos Tenetehar", dos renomados fotógrafos Taciano Brito e Meireles Jr, uma exposição que revelou a beleza e a profundidade dos rituais Tenetehar. Além disso, a cantora maranhense Flávia Bittencourt encantou os presentes com um pocket show, acompanhada de apresentações culturais do povo Tenetehar.
Comentários
Enviar um comentário