Perfuração de poços artesianos exige atenção redobrada para evitar acidentes com a rede elétrica


Equatorial Maranhão alerta que o manuseio de hastes longas próximas a fios energizados pode causar choques elétricos

A Distribuidora alerta a população sobre os riscos envolvidos na perfuração de poços artesianos, atividade que pode resultar em acidentes com a rede elétrica quando não são adotadas as medidas de segurança adequadas. O principal perigo está no manuseio da haste metálica utilizada na perfuração que, por ser longa, pode acabar sendo projetada em direção aos cabos de energia elétrica, causando o risco de choques e acidentes fatais.

Segundo a Equatorial Maranhão, esse contato acidental com a rede elétrica pode causar ferimentos graves, queimaduras, levar a morte, além de causar interrupções no fornecimento de energia, por isso, a importância da prevenção. Antes de iniciar qualquer perfuração, é fundamental observar atentamente o local e identificar a presença de cabos de energia aéreos.

De acordo com Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, a informação é essencial para evitar acidentes. “A haste utilizada na perfuração de poços é metálica, por isso, é condutora de eletricidade e, ao se aproximar ou tocar a rede elétrica, pode provocar acidentes graves e até fatais. É indispensável manter uma distância segura dos cabos e sempre contar com profissionais capacitados e habilitados para a execução desse tipo de serviço”, alertou Gabriel.

Orientações de segurança ao perfurar poços artesianos:

  • Não realize perfuração próxima à rede elétrica; observe sempre a presença de fios e postes no local;
  • Mantenha uma distância segura entre a haste de perfuração e os cabos de energia;
  • Evite improvisos e só realize o serviço com profissionais capacitados e habilitados;
  • Utilize equipamentos adequados e em boas condições, com atenção especial ao comprimento da haste;
  • Ao identificar qualquer risco, suspenda imediatamente a atividade.

Em situações envolvendo a rede elétrica, a recomendação é não se aproximar nem tocar em fios energizados. Em caso de acidente com vítima, a orientação é manter uma distância segura, alertar quem estiver por perto para se afastar e acionar imediatamente os serviços de emergência: SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193) e a Equatorial Maranhão, por meio da Central de Atendimento 116, para que todas as medidas de segurança sejam adotadas.

 

A Equatorial Maranhão reforça que essas orientações integram o Movimento “Vc + Seguro”, iniciativa que atua de forma preventiva, orientando seus clientes e reforçando a importância da segurança com energia elétrica para evitar acidentes. A campanha tem como objetivo ampliar o acesso à informação e conscientizar a população sobre os riscos e perigos relacionados ao uso da energia elétrica, reafirmando o compromisso da Distribuidora com a segurança, a prevenção de acidentes e o bem-estar da comunidade.

Comentários