Cultivo de horta móvel incentiva alunos da rede municipal a refletirem sobre sustentabilidade ecológica


Foi realizada na manhã desta quinta (26) uma ação que envolveu acadêmicos da faculdade Facimp Wyden, através do projeto Enactus e de estudantes da Escola Municipal Machado de Assis II, com foco em ensinar os alunos do 3° ano da instituição a produzir uma horta móvel, incentivando a responsabilidade ecológica, a sustentabilidade e a importância do consumo de alimentos naturais e saudáveis.
O material, que inclui garrafas pets e paletes, foram recolhidos por doações e toda a estrutura da horta móvel foi levada para a escola, onde os alunos foram incentivados a plantar, aguar e cuidar das mudas, mostrando a importância não só com o cuidado das plantas, mas mostrar o universo ambiental em torno delas.
“Para nossos acadêmicos fica a conscientização e responsabilidade que temos perante a sociedade, e ficamos felizes em ações como esta, pois contribuímos com a formação social da comunidade”, comentou a conselheira do time Enactus Facimp Wyden, a professora Raiana Batista da Luz, sobre o papel social do projeto e o objetivo junto à população.

Horta Móvel
A horta móvel tem um grande impacto social e prático, já que valorizam a produção orgânica de verduras, legumes e frutos, além de possibilitar o cultivo em pequenos espaços caseiros. Esse tipo de cultivo também é tendência em locais públicos, como restaurantes, hotéis, escolas entre outros.

Projeto Enactus

No começo de 2019, a faculdade de Imperatriz - Facimp Wyden - firmou uma parceria com a Enactus, uma organização internacional sem fins lucrativos que atua na inspiração de alunos em projetos de empreendedorismo, por meio de ações empreendedoras na comunidade. A partir disso foi criado o ‘Time Enactus Facimp Wyden’ com alunos e professores da faculdade, configurando-se como a primeira parceria concretizada pela Enactus no Maranhão.

Nesse elo entre Facimp Wyden e Enactus o objetivo será o desenvolver projetos que a comunidade possa usufruir, através do treinamento e capacitação, de desenvolvimento de técnicas, busca de novos nichos de mercado, entre outras ações.

Comentários