Imperatriz volta a ter todos os leitos de UTI da rede estadual para Covid-19 ocupados

Imperatriz teve segundo colapso em menos de uma semana — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

A cidade de Imperatriz, segunda maior do Maranhão, voltou a alcançar a totalidade de rede estadual em relação ao leitos de UTI exclusivos para o tratamento do novo coronavírus. É a segunda vez que isso acontece em menos de uma semana.

Na última quinta-feira (21) houve taxa de ocupação de 100% e segundo a Secretaria Estadual de Saúde mais 10 leitos foram oferecidos. No boletim divulgado pela SES na noite desse domingo (24) um novo colapso foi alcançado.

O colapso de leitos em Imperatriz não se posiciona apenas nas UTIs. Nesse fim de semana os leitos clínicos chegaram também a uma ocupação máxima. Mais 15 leitos desta especificidade foram oferecidos e a taxa neste momento é de 93,83% com apenas cinco leitos vagos.

Epicentro da doença no Maranhão, a Grande São Luís não mostra números diferentes. Mesmo com alta de leitos de UTI exclusivos para o tratamento do novo coronavírus a taxa de ocupação da rede estadual segue sempre se avizinhando a um colapso. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Maranhão, dos 230 leitos apenas cinco estão disponíveis. Uma taxa de ocupação de 97,83%.

Em relação a ocupação dos leitos clínicos da capital maranhense a taxa também vem subindo e agora é de 80,96%. São 609 leitos ocupados dos 752 que a rede estadual possui na Região Metropolitana.

Nas demais regiões do estado os leitos de UTI a taxa de ocupação diminuiu por conta da oferta de novos leitos: 69,91%. Dos 113 leitos espalhados pelo Maranhão 34 estão livres. Em relação aos leitos clínicos no interior do Maranhão são 289 leitos na rede estadual. Destes, 187 estão ocupados (64,71%).

O Maranhão alcançou a marca de 22.786 mil pacientes infectados pelo novo coronavírus, 784 mortes por Covid-19 e 5.271 pessoas curadas pela doença. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado na noite deste domingo (24) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Dos novos casos confirmados, 449 são da Grande Ilha de São Luís, 50 em Imperatriz e 1.096 em outras regiões do Maranhão. Foram registrados 30 óbitos por Covid-19 nas cidades de Anapurus, Carutapera, Mata Roma, Coelho Neto, Brejo, Vitória do Mearim, Imperatriz, Pastos Bons, Santa Quitéria, Paulino Neves, Timon, Tutóia, Paço do Lumiar, Barra do Corda, Lago da Pedra e São Luís.

via G1 MA

Comentários