O Maranhão se destaca hoje como o 2º melhor estado no Brasil em desempenho na Tarifa Social de Energia Elétrica - TSEE. Este resultado é fruto de uma importante parceria entre FAMEM, SEDES e Equatorial Maranhão. Durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (25), dados sobre o assunto foram apresentados e apontaram que somente em 2020, mais de 157 mil famílias passaram a receber o benefício e conquistaram descontos significativos na conta de energia elétrica, o que significa um crescimento de 20% em relação à 2019.
Esses valores economizados pelos clientes, foram destinados a outras necessidades básicas familiares, latentes durante a pandemia, que provocou um aquecimento na economia do estado, com mais de 300 milhões de reais injetados por meio da Tarifa Social. O consumidor deixou de destinar recurso às contas de energias para comprar alimentos, remédios e suprir outras necessidades básicas da família. O Maranhão apresenta hoje aderência de 79% na TSEE e para 2021, estima-se o cadastro de mais de 250 mil novas famílias, e a atualização de 206 mil cadastros de famílias já beneficiárias.
Para a cliente Monique Fernandes, cadastrada na tarifa social, receber um benefício como este é um grande apoio no orçamento familiar. “A tarifa baixa renda é muito boa para quem necessita, como a gente, porque nos ajuda muito. Com esse desconto a gente pode fazer outros tipos de compras para as nossas residências, pode colocar alguma coisa para vender em nossas casas, ou até pagar outras dívidas. Esse benefício é muito importante para todos nós que não temos muitos recursos”, destacou Monique.
Os três municípios que mais cadastram clientes em 2020 foram: São Luís, Imperatriz e São José de Ribamar. Já os que mais evoluíram em quantidade de cadastros, foram: Davinópolis, São Raimundo das Mangabeiras e Sambaíba.
Como se cadastrar - Os cadastros devem ser iniciados nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, onde os potenciais beneficiários devem se dirigir com documentação pessoal para cadastrar seu NIS. Quem possui o NIS atualizado, já pode se dirigir à segunda etapa do cadastro, buscando um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social. Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.
Os canais de atendimento para cadastro na TSEE, para clientes que já possuem o NIS ativo são: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br; Central 116; Postos de Atendimento presencial da
Equatorial Maranhão e APP Equatorial. Vale ressaltar que a TSEE é um benefício concedido pelo Governo Federal, desde 2002, às famílias brasileiras de baixa renda, indígenas e quilombolas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada - BPC.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Comentários
Enviar um comentário