Escola Dom Bosco realiza 30ª edição da Mostra Regional de Ciências e Engenharia (MOSTRARCE)

Empenhados em incentivar a pesquisa científica ainda no ambiente escolar, o Complexo Educacional Dom Bosco, estará realizando nos dias 29 e 30 de setembro a 30ª edição da Mostra Regional de Ciências e Engenharia (MOSTRARCE). A programação é aberta pra toda a comunidade imperatrizense e acontecerá na quadra Poliesportiva Dom Boscão, localizado na rua Maranhão n436, a partir das 8h30.

Depois de dois anos parados, devido a pandemia da COVID-19, o evento realizado desde 1990, este ano, tem como o tema "MOSTRARCE - Um mundo de ideias científicas ", e visa apresentar para a cidade de Imperatriz projetos científicos de diversas áreas do conhecimento, como as ciências humanas, ciências exatas e linguagens.

A mostra científica conta com projetos de alunos do 6° ano do ensino fundamental até a 2ª série do ensino médio, que desde o início do período letivo iniciaram suas pesquisas por meio de aplicação de questionários, pesquisas sobre robótica e questões sociais, com o objetivo final de obter dados e bases científicas para os artigos. As pesquisas tem como objetivo principal trazer soluções para problemas sociais em Imperatriz e/ou apresentar novas tecnologias para a sociedade.

A professora e coordenadora da MOSTRARCE, Ada Waléria, comenta sobre a importância de incentivar a iniciação cientifica ainda na escola. “Ao implantar a disciplina de Iniciação Científica no currículo escolar do aluno, a Escola Dom Bosco, promove o desenvolvimento das múltiplas inteligências por meio da instigação intelectual, estimula no estudante a cultura investigativa, de inovação e criatividade levando-o a uma rica vivência interdisciplinar, com um conhecimento científico, voltados para solucionar problemas com relevância social.”, afirma. 

Devido a pandemia, para muitos alunos esse é o primeiro contato com a iniciação científica. É o caso da estudante de 12 anos de idade, Anna Jullia Cassimiro. “Por ser a primeira vez que participo de uma feira científica, eu confesso que estou muito nervosa, mas acredito que vai ser muito bonita as apresentações. Eu e meu grupo estamos super preparados para os dois dias.”, comenta, Anna Jullia.

Os projetos científicos dos alunos da escola serão avaliados durante o evento por profissionais da área, alunos do curso superior e alunos da 3ª série do ensino médio do Complexo Educacional Dom Bosco.

A programação contará também stands de diversas instituições de ensino superior, como o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade do Sul do Maranhão (UNISULMA), Faculdade de Imperatriz (FACIMP WYDEN), Universidade Estadual do Maranhão do Sul (UEMASUL) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Estão confirmadas também escolas Skill, Kumon e Super Cérebro. 

Comentários