Em um dos períodos de maior movimento do comércio, devido à Black Friday e festas de fim de ano, a copa do mundo não deve afetar o funcionamento de lojas de ruas e shoppings de Imperatriz, segundo o sindicato da categoria.
"Não há legislação ou convenção coletiva que autoriza folga ou previsão de feriado em dias de jogos da seleção brasileira. Portanto, o comércio varejista pode funcionar em horário normal em dias e horários de jogos da seleção brasileira", informou, em nota, o Sindicato do Comércio (Sindicom).
No entanto, o fechamento ou não das lojas será facultativo, cabendo a cada lojista a decisão individual de liberar os funcionários para assistir aos jogos. O Sindicom orienta que "em razão da importância cultural do evento, cada lojista pode se valer de alternativas para os dias de jogos, como paralisar atividades e disponibilizar televisores durante a transmissão; ou fechar 30 minutos antes das partidas, dispensar colaboradores para assistir os jogos, retornando 30 minutos após o término".
A Copa do Mundo terá sua abertura oficial neste domingo (20), mas o primeiro jogo do Brasil ocorre apenas na próxima quinta-feira (24).
Comentários
Enviar um comentário