Delivery de alimentos cresce no Brasil no último ano em 89%, aquece o mercado e favorece franquias do setor
Mesmo com a retomada das atividades presenciais pós-pandemia, setor continua em ascensão e prevê crescimento de 7,5% neste ano
Os serviços de delivery a cada dia ganham mais espaço na vida dos brasileiros, é o que mostra a pesquisa realizada pela Kantar, que apontou que o setor de alimentos no país cresceu 89% em 2022. Já o Instituto Foodservice Brasil (IFB) prevê alcançar uma margem de 7,5% de crescimento da área de delivery em todo o Brasil em 2023. Essa evolução da área é o reflexo do novo comportamento do brasileiro, que encontrou mais facilidade na utilização do serviço. Por isso, franquias de alimentação investem cada vez mais para aprimorar o atendimento a essa nova demanda do consumidor.
De acordo com Gabriel Concon, fundador e CEO da Pizza Prime, rede de pizzarias 100% brasileira, o delivery representa mais de 90% de todo o faturamento da franquia, que possui 70 unidades em 10 estados brasileiros. “Desde o início da pandemia fortalecemos nossa área de delivery para garantir que os clientes pudessem apreciar as pizzas mesmo durante o isolamento social. Fortalecemos nas vendas online e contamos hoje com 10 canais de marketplace, entre eles, o nosso próprio aplicativo e site de delivery para otimizar o atendimento”, compartilha o executivo.
Outra empresa que se beneficia da modalidade de entrega desde a sua criação é a Home Sushi Home, rede de delivery de comida oriental e havaiana. Com 23 unidades em todo o país, a franquia, que opera exclusivamente em dark kitchens, planeja fechar 2023 com mais de R$ 34 milhões de faturamento, alcançando uma margem de 25% de crescimento referente ao ano anterior.
Para Amauri Sales de Melo, diretor executivo e sócio-fundador da franquia, o crescimento promissor do setor é o resultado de um novo hábito dos consumidores. “Quando criamos a Home Sushi Home, queríamos levar o melhor da culinária japonesa para a casa das pessoas e, nos últimos anos, a única forma das empresas do ramo de alimento estarem presentes na vida dos clientes foi adentrar as residências a partir do serviço de entrega. Apesar do fim da pandemia, receber o alimento com qualidade e rapidez se tornou um hábito para os clientes”, afirma.
A nova prática também foi identificada nas pesquisas, já que 32% dos brasileiros pela Kantar responderam que optam pelo delivery de comidas ao menos uma vez na semana, o que classifica os brasileiros como Heavy Buyers - compradores intensos dentro deste setor. Além do hábito de acionar o delivery, os consumidores incorporaram a ação como uma conveniência, em que 70% das pessoas realizam seus pedidos pela praticidade.
“O serviço de delivery também facilita o dia a dia dos clientes, já que proporcionam com poucos cliques, ou em uma única ligação telefônica, uma refeição completa, que pode ser desfrutada em diversos momentos, seja no trabalho, em casa ou em uma reunião com os amigos. É por isso que as pessoas não abrem mão da modalidade de serviço e, assim, despertam os olhares de quem investe no setor para levar toda a comodidade aos consumidores”, finaliza Concon.
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