Suzano fortalece combate a incêndios no Território Indígena Apinayé com entrega de equipamentos e treinamentos
Em parceria com a Associação União das Aldeias Apinajé (Pempxà), que representa as aldeias do território indígena, a Suzano reafirma seu compromisso com o respeito à autodeterminação dos povos indígenas e seus direitos – incluindo o direito à terra e a consulta livre, prévia e informada (CLPI) –, promovendo a diversidade cultural e a valorização do conhecimento tradicional, estabelecendo um diálogo permanente baseado em transparência, capacitação e mecanismos de escuta.
Como resultado dessa parceria, foram entregues equipamentos para o combate a incêndios florestais e realizados treinamentos técnicos sobre o uso adequado desses recursos, além de boas práticas de prevenção e enfrentamento ao fogo. A ação foi realizada na Aldeia Cocalinho e incluiu a entrega de um drone, uniformes e equipamentos de proteção individual específicos para atuação em situações de incêndio. As atividades foram autorizadas por Antônio Veríssimo da Conceição, liderança da aldeia e secretário da associação Pempxà, e contaram com a presença da equipe de Proteção e Combate a Incêndios Florestais (PCIF) da Suzano, além da participação da brigada florestal do município de Cachoeirinha (TO)
Durante os treinamentos, foram abordados temas como o manuseio seguro do drone para monitoramento de áreas de risco, técnicas de combate direto e indireto ao fogo, e orientações sobre segurança pessoal e coletiva durante as operações. A iniciativa representa um avanço significativo na estruturação das comunidades indígenas para o enfrentamento de incêndios florestais, especialmente em períodos críticos de estiagem.
Diego Carrara, coordenador de Relacionamento Social da Suzano, destaca que o apoio e os investimentos em projetos como esse geram benefícios reais e duradouros para os povos originários e para o meio ambiente. “Ao fortalecer a atuação das brigadas indígenas no combate aos incêndios, contribuímos para a preservação dos territórios tradicionais e para a continuidade do modo de vida dessas comunidades. Acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo. Por isso, estamos comprometidos em caminhar ao lado das comunidades, apoiando soluções que partem delas e que geram impacto positivo para todos”, afirma.
O projeto tem como objetivo contribuir para a conservação dos recursos naturais e a proteção dos territórios indígenas, por meio do fortalecimento das brigadas de combate a incêndios e do apoio às organizações locais, além de reforçar o compromisso da Suzano com o desenvolvimento sustentável, o diálogo e a valorização das comunidades vizinhas às suas operações, promovendo a cooperação e o fortalecimento de capacidades locais voltadas à conservação ambiental e à manutenção da licença social para operar.
Comentários
Enviar um comentário