Solução inovadora de IoT e gestão de riscos ajuda empresas na melhoria da eficiência em linhas de produção
Serviço está sendo oferecido pela Seguradora Zurich em parceria com a startup PackIoT e fornece insights qualificados e em tempo real para tomada de decisão nas empresas; Suzano é primeiro cliente a implantar projeto conjunto
A evolução das empresas em uma economia cada vez mais automatizada é requisito fundamental para aumentar sua resiliência a longo prazo. É o que aposta a Zurich, que tem buscado estabelecer parcerias estratégicas e investir em tecnologias emergentes que apoiem seus clientes na gestão de riscos e dos negócios.
Com esse intuito, a seguradora centenária se uniu à PackIoT, startup responsável pela criação de um software de análise de resultados em tempo real na indústria, e desenvolveu uma solução conjunta para, a partir de insights qualificados, apoiar empresas a reduzirem os riscos de paradas e melhorarem a produtividade e eficiência em suas linhas de produção.
O primeiro cliente a implantar o serviço em sua linha de produção foi a Suzano, gigante do ramo de papel e celulose e cliente da seguradora. A instalação da tecnologia ocorreu em sua unidade de Imperatriz, do Maranhão, no final de 2022. E os primeiros resultados já começaram a aparecer.
Qualidade de vida dos operadores e produção mais eficiente - Segundo Murilo Delponte, Head de Customer Success da PackIoT e gerente do projeto, a tecnologia desenvolvida pela startup e instalada na planta da Suzano é um software de produção plug-and-play baseado na nuvem, que funciona acoplado aos equipamentos da indústria - basicamente, uma solução de Internet das Coisas.
A partir da coleta de dados, o primeiro ganho é o próprio controle automatizado e em tempo real da produção. Como explica o executivo, isso não só gera uma economia de tempo, como reduz os riscos de interrupção da produção e facilita o trabalho dos operadores, aumentando sua qualidade de vida, autonomia e engajamento no dia a dia do trabalho. Estes benefícios estão diretamente ligados aos conceitos da Indústria 5.0, que abordam a tecnologia não só com otimizadora de processos, mas como potencializadora e valorizadora dos indivíduos na cadeira produtiva.
“Nas trocas de turno, por exemplo, um dashboard fornece informações claras sobre o estado da produção. O operador que chega para o seu turno de trabalho consegue assumir com uma noção exata das metas, das possíveis questões a resolver, o que torna a transição tranquila e minimiza os riscos de erros que afetem a produção”, explica. “Tudo isso gera uma melhor confiabilidade da informação e na redução de tempo, já que foi observada uma economia de 200 a 600 horas/ano para cada operador no chão de fábrica”.
Em cima dos dados coletados, a Zurich e a PackIoT também trabalharam em uma série de análises mais aprofundadas, visando um gerenciamento da operação com impacto direto na produtividade e aumento da eficiência. Foram feitas análises por linha, por turno, por produto, entre outros recortes.
Segundo Andressa Meireles, superintendente de Engenharia de Riscos da Seguradora Zurich, a tecnologia foi fundamental para a empresa ter total visibilidade nas paradas, e consequentemente, previsibilidade no tempo de produção, auxiliando na tomada de decisão e no cumprimento dos prazos. Segundo ela, a tecnologia identificou quase o dobro de tempo de paradas em relação ao sistema anterior, dando uma visão muito mais clara e precisa do ritmo da produção.
“Através da transformação digital, o que estamos fazendo é dar autonomia para que o cliente faça não só sua gestão de produtividade, mas de riscos, e em tempo real”, ressalta Andressa. “Com insights qualificados, ele pode decidir a melhor velocidade de produção, quais produtos priorizar, quando fazer a manutenção das linhas e, assim, reduzir as interrupções e gargalos na produção. Ao melhorar a eficiência operacional, as empresas podem reduzir custos e melhorar a produtividade significativamente”, defende.
William dos Santos, Coordenador Manutenção Conversão Tissue da Unidade Imperatriz da Suzano, onde o projeto foi colocado em prática, aponta que os resultados obtidos foram fundamentais para melhora na produção.
“A identificação automática de todas as paradas de processo, por meio da sensorização presente na máquina, e o tratamento estatístico dos dados obtidos foram fundamentais para a geração de insigths e oportunidades, o que contribuiu para a redução de tempos improdutivos no processo”, destaca.
Inovação e transformação digital da indústria - A parceria entre a Zurich e a PackIoT está disponível para empresas de diversos setores como serviço da Zurich Resilience Solutions (ZRS), conjunto de soluções de engenharia de riscos da seguradora associadas aos principais desafios que as empresas estão enfrentando ou enfrentarão no futuro
“A indústria 5.0 oferece uma série de oportunidades e desafios para as empresas, e sua sustentabilidade a longo prazo depende de uma transição adequada para um mundo cada vez mais digital”, aponta Andressa. “Tecnologias como essa, que permitem a tomada de decisão com base em dados e insights qualificados, representam um passo muito importante nessa direção”, pontua.
Para Murilo, a colaboração entre as empresas representa uma sinergia essencial para o avanço na indústria. “Enquanto a Zurich demonstra sua visão vanguardista ao buscar otimização e resiliência no setor industrial, a Suzano, como um player global de capital aberto, permanece comprometida com a excelência e a performance de ponta. Neste cenário, a PackIOT atua como um elemento catalisador, impulsionando transformações significativas por meio da tecnologia, digitalização e agilidade”, finaliza.
Sobre a Seguradora Zurich
A Seguradora Zurich soma seu conhecimento de mais de 80 anos no Brasil à sua experiência internacional para oferecer soluções de seguros para pessoas e empresas brasileiras, tendo no centro de sua estratégia as necessidades dos clientes. A atuação da Zurich no Brasil é uma das maiores na América Latina, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do país. Com este objetivo, a Zurich dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado e contribui com projetos de impacto para a comunidade, como o Zurich Forest, que apoia o reflorestamento e a restauração da biodiversidade no Brasil, refletindo a ambição global da seguradora de se tornar uma das empresas mais responsáveis e com maior impacto no mundo. Saiba mais em www.zurich.com.br.
A Seguradora Zurich integra o Zurich Insurance Group (Zurich), um segurador líder multilinha que serve tanto pessoas físicas como empresas em mais de 200 países e territórios. Fundada há mais de 150 anos, a Zurich vem transformando o setor segurador. Além de fornecer proteção por meio dos seguros, disponibiliza cada vez mais serviços de prevenção, como por exemplo os serviços que promovem o bem-estar e os que reforçam a resiliência climática. O Grupo Zurich tem cerca de 60 mil colaboradores e tem sede em Zurique, na Suíça. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está cotado na SIX Swiss Exchange e tem um programa de American Depositary Receipt (ZURVY) de nível I, que é negociado livremente no OTCQX. Mais informações disponíveis em www.zurich.com.
Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a Vida a Partir da Árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em www.suzano.com.br
Comentários
Enviar um comentário